BLOG CRIADO PARA O ESTUDO E PESQUISA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E DROGAS DE ABUSO, COM UMA VISÃO NEUROCIENTÍFICA, TENDO COMO OBJETIVO A PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, ATRAVÉS DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE AS SUBSTÂNCIAS DE ABUSO, VISANDO ESCLARECER OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, CIENTISTAS, ESTUDANTES OU PESSOAS INTERESSADAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS E DA SAÚDE, COM PARTICULAR INTERESSE EM NEUROCIÊNCIAS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

sábado, 14 de março de 2009

OVERDOSE E PRIMEIROS SOCORROS NAS INTOXICAÇÕES POR DROGAS - OVERDOSE FIRST AID TIPS



OVERDOSE E PRIMEIROS SOCORROS NAS INTOXICAÇÕES POR DROGAS.

OVERDOSE: Também denominada como super dose ou dose excessiva.

Overdose é um termo em inglês utilizado cientificamente para indicar a exposição do organismo à altas doses de uma ou mais substâncias químicas, lícitas ou ilícitas, tais como: drogas de abuso, medicamento, álcool, ou alguma outra substância.

Esta dose excessiva é capaz de provocar efeitos adversos agudos, físicos e/ou mentais, acusando sintomas clínicos que debilitam o organismo, levando à falência de órgãos vitais, como coração e pulmões, causando graves conseqüências ao indivíduo, inclusive a morte.

Geralmente liga-se o termo overdose à drogas de abuso, e à dependência química, porém sabe-se que o corpo humano tem seus limites, e várias substâncias quando utilizadas acima do que ele possa suportar, poderão desencadear reações imprevisíveis e desagradáveis.

E fisiologicamente o que ocorre?

A metabolização, ou seja, a eliminação da droga ingerida geralmente é feita pelo fígado. Nesta metabolização as drogas são decompostas, resultando em outros compostos mais simples e menos tóxicos que estas. Quando a ingestão for maior que a velocidade de metabolização, vai ocorrendo um acúmulo de substâncias tóxicas (intoxicação), alcançando níveis capazes de provocar parada cardíaca ou respiratória, ou ainda depressão total do SNC (Sistema Nervoso Central), sendo fatal.

Como exemplo podemos citar o álcool, que quando seu nível atinge 0,4% à 0,5% no sangue, equivalendo à 600 ml de uísque bebido num período igual ou inferior à 60 minutos, provoca o coma.Quando o nível ingerido atinge 0,6% à 0,7%, o equivalente à 750 ml, no mesmo período de tempo, todo o cérebro e medula entram em depressão profunda, provocando paralisia do centro respiratório, e conseqüentemente, a morte.Já a quantidade suficiente de cocaína capaz de causar uma overdose, seguida de parada cardíaca é de 1,2 g, porém os usuários desenvolvem tolerância.

Sinais de overdose

Normalmente os efeitos podem variar de indivíduo para indivíduo, devido à vários fatores, tais como: tipo de droga ingerida, quantidade, vias de administração utilizada, procedência da droga, constituição física e psicológica, circunstâncias em que ocorre a overdose.

Mas, de um modo geral são: problemas respiratórios e perda de consciência.

A overdose pode ser acidental, provocada, fatal ou não, porém torna-se difícil estabelecer um critério para cada uma dessas situações, onde na grande maioria dos casos, ela ocorre quando o usuário busca maiores efeitos, e perde o controle das doses, encaminhando-se às vezes acidentalmente e outras vezes consciente do risco que corre para quadros que poderão levá-lo à morte.

A overdose é hoje uma das principais causas de morte entre os dependente químicos.

Um grande número de mortes por overdose poderia ser evitado, desde que o indivíduo em crise por overdose recebesse socorro adequado e imediato de um atendimento especializado. Devemos ressaltar que os amigos ou a(s) pessoa(s) que o socorrem terão o direito ao anonimato, não correndo o risco de serem delatados.

Uma das coisas que não deve-se fazer é provocar vômitos, o que em caso de overdose não auxiliaria, e seria ainda mais prejudicial. O ideal é que sempre se procure um serviço médico especializado com profissionais preparados para esse tipo de atendimento, onde encontra-se na rede hospitalar pública ou privada.


INTOXICAÇÃO POR DROGAS


O Consumo de Drogas (Álcool,Maconha,Cocaína,Etc.) vem aumentando significativamente a cada dia,por mais que se comprovem os malefícios por elas causados.As reações ao uso variam conforme o tipo de droga e a quantidade consumida,considerando-se também o estado geral de cada usuário.

De todas,o álcool é a droga mais consumida.E seus efeitos podem se tornar muito mais graves quando o seu uso for combinado ao de outras drogas.De um modo geral,as reações se assemelham,qualquer que seja o tipo de droga consumido.


PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO USO EXCESSIVO DE DROGAS


  • Agitação Motora ou Sonolência/Inconsciência
  • Alucinações
  • Respiração Acelerada (podendo Evoluir para respiração lenta)
  • Batimentos cardíacos acelerados ( que podem se tornar lentos)
  • Salivação Excessiva
  • Suor Abundante

NO TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA ,O SOCORRISTA DEVE:


  • Observar o nível de consciência,ficando atento para o fato de a vítima se mostrar desorientada e com alucinações.
  • Em caso de agitação,conter a vítima,para evitar que ela machuque a si mesma ou quem estiver próximo.
  • Se a vítima estiver inconsciente,verificar o ABC da vida,ou seja,as vias Aéreas,a Boa respiração e a Circulação.
  • Providenciar atendimento médico de imediato.

JAMAIS DÊ LÍQUIDOS,ALIMENTOS OU QUALQUER MEDICAMENTO A UMA VÍTIMA DE USO EXCESSIVO DE DROGAS,SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Overdose

First aid tips

An overdose happens when high levels of a drug are taken. This can seriously affect all of the person’s physical and mental abilities. The overdose can be deliberate as a suicide attempt or it can be accidental, for example in older people taking a lot of medication.

Do not leave the person alone while waiting for assistance. If you find a suicide note, take this with you to the hospital

What’s happening?

The person in trouble may:

  • be drowsy, confused or unconscious
  • find it difficult to speak, slurring their words
  • find it hard to balance and lose coordination
  • be agitated, aggressive or excitable
  • have shallow breathing and weak pulse
  • have stomach pain
  • be nauseous or vomiting

What to do

  • Help the person into a comfortable position.
  • Call for an ambulance.
  • Check the person’s airways and resuscitate if necessary and if you know how to.
  • Look for empty containers to try to identify the drug used.
  • Take any medication bottles to the hospital with a sample of their vomit if it is possible to get one.

FIRST AID FACT

It can be harmful to make the person be sick if they have taken an overdose. Do not give them any food or drink either.

Nenhum comentário:

Informações Acadêmicas e Pessoais

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil