BLOG CRIADO PARA O ESTUDO E PESQUISA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E DROGAS DE ABUSO, COM UMA VISÃO NEUROCIENTÍFICA, TENDO COMO OBJETIVO A PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, ATRAVÉS DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE AS SUBSTÂNCIAS DE ABUSO, VISANDO ESCLARECER OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, CIENTISTAS, ESTUDANTES OU PESSOAS INTERESSADAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS E DA SAÚDE, COM PARTICULAR INTERESSE EM NEUROCIÊNCIAS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

sábado, 4 de junho de 2011

OXI OU OXIDADO - MECANISMOS DE AÇÃO
















O Oxi, abreviação de Oxidado, como é conhecido por seus usuários, é uma variante do crack. Possivelmente uma das mais potentes e perigosas drogas conhecidas, o oxi é uma droga derivada da cocaína mais potente e letal do que o crack. A droga é uma mistura de base livre de cocaína, e é feita a partir da folha de coca lacerada e misturada à cal virgem e querosene. A diferença é que, na elaboração, ao invés de se acrescentar bicarbonato e amoníaco ao cloridrato de cocaína, como é o caso do crack, adiciona-se querosene ou cal virgem para obter o oxi. (Muitas das vezes adiciona-se alternativamente gasolina, diesel e até solução de bateria -, cal e permanganato de potássio). Como o crack, o oxi é uma pedra, só que branca, e é fumado num cachimbo. A diferença é que é mais barato e mata mais rápido. A pedra tem 80% de cocaína, enquanto o crack não passa de 40%. A pedra age rápido: viciados dizem que não leva 20 segundos para sentir um "barato" e que em cinco minutos a pessoa já está com vontade de usar de novo. Fumado, geralmente em latas de bebida ou em cachimbos como os que servem para o crack, o oxi tem potencial para viciar logo na primeira vez. O oxi não precisa de laboratório para ser produzido, e isso facilita a expansão da droga.


OS EFEITOS DO OXI NO ORGANISMO HUMANO

A fumaça da droga é aspirada, chega aos pulmões e cai na corrente sangüínea. No cérebro, cria prazer de curto prazo agindo rápido (20 segundos para sentir prazer ou um “barato” segundo usuários), porém, em cinco minutos, a pessoa já está com vontade de usar de novo, o que leva a uma rápida falência dos órgãos e sistemas do corpo humano.


EFEITOS DO OXI EM ALGUNS ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO

Boca - A fumaça do Oxi é aspirada. Na boca, provoca a perda de dentes, queimadura nos lábios e necrose de tecidos.

Pulmões – Os alvéolos dos pulmões levam as substâncias da fumaça à corrente sangüínea. O pó de cal provoca Enfisema.

Sistema Circulatório – No sangue, o Oxi leva 8 segundos para chegar ao Cérebro.

Cérebro – No Cérebro, a droga aumenta a concentração da substância responsável pelo prazer, a Dopamina. O uso do Oxi pode provocar AVC (Derrame), perda de memória, dificuldades de raciocínio e concentração.

Coração – O Oxi eleva os batimentos cardíacos e estreitamento dos vasos sangüíneos, o que aumenta o risco de hipertensão arterial e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio).

Estômago – A inalação da droga leva a vômitos e diarréias.

Fígado e Rins – Eliminar as toxinas da droga sobrecarrega os órgãos, levando a inflamações.

Informações Acadêmicas e Pessoais

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil