BLOG CRIADO PARA O ESTUDO E PESQUISA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E DROGAS DE ABUSO, COM UMA VISÃO NEUROCIENTÍFICA, TENDO COMO OBJETIVO A PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, ATRAVÉS DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE AS SUBSTÂNCIAS DE ABUSO, VISANDO ESCLARECER OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, CIENTISTAS, ESTUDANTES OU PESSOAS INTERESSADAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS E DA SAÚDE, COM PARTICULAR INTERESSE EM NEUROCIÊNCIAS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Prevenção e Controle do Stress - Stress Management

PREVENÇÃO E CONTROLE DO STRESS

Definição do Estresse

O * “Estresse," forma aportuguesada da palavra inglesa “Stress”, não é propriamente uma doença e sim a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina.
Isso deixa o indivíduo em "estado de alerta" e em condições de reagir. Em instantes, esses harmônios se espalham por todas as células do corpo, provocando aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, dentre outros sintomas, denominados "reação de luta ou fuga". Acalmando-se, o corpo reequilibra- se.
Estar em situação de estresse, ocasionalmente, não é prejudicial ao organismo, pois este precisa reagir a acontecimentos inesperados. O prejuízo entretanto acontece, quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação física e emocional, podendo com isto causar uma infinidade de complicações, entre elas o enfraquecimento do sistema de defesa e levando a enfermidades. Um dos aspectos mais flagrantes dos efeitos negativos do estresse é a redução da qualidade de vida das pessoas, com reflexos altamente negativos para seu desempenho no trabalho. Isso ocasiona faltas e atrasos ao serviço, com queda na produtividade. Estudos demonstraram que o custo decorrente do estresse é dez vezes maior do que todas as greves combinadas.

Quais são os sintomas mais comuns do Estresse ?

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Quias são as causas da manifestação do Estresse ?

O Estresse pode manifestar-se por uma variedade de razões, incluindo acidente traumático, morte ou situação de emergência. O Estresse também pode ser efeito colateral de alguma doença grave. Outros fatores cotidianos também potencializam seus efeitos, entre eles o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho (quando existe um mau relacionamento com colegas de trabalho ou chefes) e responsabilidades familiares, criando uma desarmonia no organismo. Isso resulta em sobrecarga de órgãos vitais, deixando-os doentes. É difícil dizer para ficar calmo e relaxado em nossas vidas agitadas, porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse. Sua saúde depende disso.

Como o Estresse afeta a saúde?

O Estresse causa mudanças no organismo e aumenta a probabilidade do organismo ficar doente. Ele também piora problemas de saúde já existentes. O Estresse pode ter influência ou agravar os seguintes problemas:
• Dor de cabeça
• Dificuldade para dormir
• Constipação
• Diarréia
• Irritabilidade
• Falta de energia
• Falta de concentração
• Comer demais ou não comer
• Raiva
• Tristeza
• Risco aumentado de crises de asma e artrite
• Tensão Emocional
• Cólica estomacal
• Inchaço do estômago
• Problemas de pele, como urticária
• Depressão
• Ansiedade
• Ganho ou perda de peso
• Problemas no coração
• Pressão alta
• Síndrome do intestino irritado
• Diabetes
• Dor nas costas e/ou pescoço
• Menor apetite sexual
• Dificuldade de engravidar

Como posso prevenir e controlar o Estresse?

Seu organismo dirá quando o estresse estiver afetando sua saúde. Aqui estão algumas formas de ajudá-lo a lidar com o estresse:

1º Relaxar: Cada pessoa tem a sua própria maneira de relaxar. Algumas incluem respiração profunda, yoga, meditação, massagem, etc. Se você não conseguir fazer essas coisas, tire alguns minutos para sentar, escutar uma música calma ou ler um livro.

2º Ter tempo para si mesmo: É importante cuidar de si mesmo. Não importa o quanto você seja ocupado, você pode reservar pelo menos 15 minutos diários na sua agenda para fazer algo para si mesmo, e se você dispor de mais tempo, por que não fazer algo como tomar um banho quente numa banheira de espuma, caminhar, ir ao cinema, conversar com um amigo, enfim fazer algo que te dê prazer.

3º Durmir: Por incrível que pareça, dormir é uma ótima forma de ajudar tanto o seu corpo quanto a sua mente. Quando dormimos o suficiente, estamos mais aptos a resolver nossos problemas e diminuir o risco de doenças. De acordo com pesquisas, o Sono tem a função de “recarregar nossas energias”, pois assim como o nosso corpo, o cérebro também precisa descansar. Tente dormir 8 horas a cada noite.

4º Alimente-se corretamente: Tente comer frutas, vegetais e proteínas. Boas fontes de proteína podem ser manteiga de amendoim, frango e salada de atum. Coma grãos integrais e beba bastante líquido, como sucos de fruta, água de côco, além de muita água. Evite comidas e bebidas com alto teor calórico. Dê preferência aos sucos de frutas naturais.

5º Movimente-se: A prática da atividade física não somente contribui para relaxar a musculatura tensa, como também melhora o seu humor ! Nosso cérebro fabrica certos elementos químicos chamados endorfinas, antes e depois do exercício físico. Eles aliviam o estresse em melhoram o humor.

6º Tenha amigos: Ter amigos é importante, pois se você precisar desabafar sobre algum problema, um amigo pode te ajudar. Encontrar alguém que o deixará falar livremente sobre seus problemas e sentimentos faz muito bem. Isso também o ajuda a escutar outros pontos de vista. Amigos o lembrarão que não está sozinho.
Se precisar converse com um terapeuta ou psicólogo, que estes podem ajudá-lo a lidar com o estresse e encontrar melhores maneiras de encarar os problemas. A terapia pode ajudar em desordens mais sérias relacionadas ao estresse.

7º Seja mais flexível: Algumas vezes não vale a pena o estresse da discussão.Se puder,seja mais flexível e ceda de vez em quando. Afinal, cada um vai ter uma opinião própria sobre um determinado assunto, e existem pessoas que são inflexíveis em suas opiniões, mesmo quando argumentamos e tentamos mostrar a lógica das nossas idéias, portanto, se a pessoa for inflexível, as vezes o melhor que podemos fazer, já que não vamos mudar o seu modo de pensar, é ao menos “escutar” esta pessoa e não “se estressar” com ela.

8º Escreva seus pensamentos. Você já escreveu um e-mail para um amigo sobre seu dia conturbado e sentiu-se melhor depois disso? Por que não pegar papel e caneta e escrever o que está aconteçendo em sua vida? Ter um diário pode ser uma ótima forma de expressar os seus problemas e também o ajudará a pensar em como resolver estes problemas. Depois você pode comparar as anotações antigas com as atuais e ver como os problemas foram resolvidos, o que te dará idéias para resolver futuros problemas e até a evitá-los! Porque não escrever artigos? Escrever é uma ótima maneira de expressar os nossos sentimentos!

9º Ter um hobby: Encontre algo que goste de fazer e que te dê prazer.

10º Tenha hábitos de vida mais saudáveis: Evite o fumo, bebidas alcoólicas em excesso,alimentação inadequada, enfim, procure ter hábitos de vida mais saudáveis, pois estes,além de serem ótimos para a nossa saúde também são um grande aliado contra o estresse.

* Estresse é a forma aportuguesada da palavra inglesa “stress”, que, de acordo com a Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), é uma palavra derivada do latim. No século 17, ganhou conotação de "adversidade" ou "aflição", e no final do século 18, passou a expressar "força", "pressão" ou "esforço". Mas, apesar do conceito de estresse não ser novo, o problema começou a ser estudado somente no início do século 20.



Stress Management


What is Stress?

Stress is the "wear and tear" our bodies experience as we adjust to our continually changing environment; it has physical and emotional effects on us and can create positive or negative feelings. As a positive influence, stress can help compel us to action; it can result in a new awareness and an exciting new perspective. As a negative influence, it can result in feelings of distrust, rejection, anger, and depression, which in turn can lead to health problems such as headaches, upset stomach, rashes, insomnia, ulcers, high blood pressure, heart disease, and stroke. With the death of a loved one, the birth of a child, a job promotion, or a new relationship, we experience stress as we readjust our lives. In so adjusting to different circumstances, stress will help or hinder us depending on how we react to it.

Nenhum comentário:

Informações Acadêmicas e Pessoais

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ
Professional Counselling Diploma. The KEW Academy. Professional Addiction Counselling Diploma. The KEW Academy. Especialização em Psicanálise e Neurociência PUC - RIO. Especialização em Dependência Química pelo CBP - RIO.