BLOG CRIADO PARA O ESTUDO E PESQUISA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E DROGAS DE ABUSO, COM UMA VISÃO NEUROCIENTÍFICA, TENDO COMO OBJETIVO A PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, ATRAVÉS DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE AS SUBSTÂNCIAS DE ABUSO, VISANDO ESCLARECER OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, CIENTISTAS, ESTUDANTES OU PESSOAS INTERESSADAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS E DA SAÚDE, COM PARTICULAR INTERESSE EM NEUROCIÊNCIAS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

sábado, 14 de janeiro de 2012

O USO ABUSIVO DE DROGAS LÍCITAS











Primeiramente vamos definir o que se entende por Droga.

Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.

Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções.

Droga - substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária;

Droga é a substância ou matéria da qual se extrai ou com a qual se prepara determinado medicamento. Exemplo: folha de boldo é uma droga, cujo extrato é utilizado em medicamentos.

Droga x Medicamento

Medicamento é o conjunto do princípio-ativo (substância que causa um efeito biológico específico) mais adjuvantes. Por exemplo, um comprimido de ácido acetil-salicílico é um medicamento, que é composto pelo ácido acetil-salicílico(o princípio-ativo) mais outras substâncias, como amido, que não exercem efeito mas participam da fórmula.
Percebe-se, contudo, nos textos médicos atuais, uma clara tendência de conferir à palavra droga o mesmo significado de fármaco, sobretudo quando se trata de substância química sintetizada pela indústria farmacêutica.

Drogas Lícitas

Drogas lícitas são drogas que tem a sua produção e seu uso permitidos por lei, sendo liberadas para comercialização e consumo, tais como as bebidas alcoólicas e cigarros.
Observa-se aqui que o fato de serem liberadas não significa que não tenham algum tipo de controle governamental, bem como não provoquem algum prejuízo à saúde mental, física e social. Isto dependerá de múltiplos fatores tais como quantidade, qualidade e frequência de uso.

As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral são: álcool, tabaco, benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono); xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do ópio); descongestionantes nasais (remédios usados para desobstruir o nariz) os anorexígenos (utilizados para reduzir o apetite e controlar o peso);Suplementos alimentares e os anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massa muscular).

Drogas Ilícitas

Droga ilícita é toda e qualquer substância química proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados estados muçulmanos) são permitidas e de uso corrente em países onde o seu uso é aceito culturalmente.

Dependência e Abuso de Drogas

A dependência e o abuso de drogas vai além das drogas de abuso ilícitas. Muitas pessoas abusam de drogas lícitas prescritas ou de venda livre, muitas vezes levando a resultados trágicos.

Da mesma maneira que as drogas ilícitas, o uso abusivo das drogas lícitas é responsável pela estatística dos atendimentos de emergência e de mortes relacionadas a overdose causada pelo uso excessivo destes medicamentos.

O abuso de medicamentos prescritos ou de venda livre "especialmente os analgésicos e os tranqüilizantes" está aumentando significamente e muitas vezes são usados sem a indicação clínica correta ou mesmo sem finalidade médica nehuma, sendo que os analgésicos e os tranqüilizantes são usados de forma abusiva.

De acordo com recente pesuisa feita nos EUA, os medicamentos mais abusados hoje em dia são os Tranqüilizantes, os Analgésicos Opioides e a Ritalina.

Dentre os tranqüilizantes abusados, o Alprazolam é o mais utilizado atualmente. O Alprazolam é um medicamento prescrito para o tratamento dos Transtornos de Ansiedade Generalizada (TAG) e também é utilizado no tratamento da Síndrome do Pânico, porém muitas pessoas usam o medicamento com a finalidade de experimentar uma sensação de bem-estar eufórico (High) causada pelo uso abusivo do Alprazolam.

Outros tipos de medicamentos utilizados de forma abusiva são os Analgésicos, dentro dos quais o mais utilizado de forma abusiva é o Oxycontin TM, nome comercial do Oxycodone hydrochloride, que não é comercializado no Brasil e é indicadpara o tratamento e o alívio da dor causada pela Artrite, Bursite, Câncer, Contusões, etc... O Oxycodone é um Analgésico Opióide (Narcótico) e o motivo para as pessoas fazerem uso deste medicamento sem propósito médico é para obter uma sensação de bem-estar eufórico semelhante a sensação de bem-estar eufórico causada pelo uso da Heroína. Vale ressaltar que uma overdose acidental pelo uso excessivo deste medicamento na intenção de experienciar esta sensação de bem-estar eufórico é um risco real para os usuários e pode até levar a morte.

Outra recente pesquisa também feita nos EUA evidenciou também o uso do medicamento Ritalina para fins de abuso. A Ritalina é uma droga estimulante e é prescrita para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e é freqüentemente utilizada entre algumas pessoas de forma abusiva com a finalidade de obter uma sensação de euforia, aumentar a vigilância, habilidade em focar melhor (ter mais atenção nas tarefas) e supressão do apetite.

Atualmente nos EUA sabemos que as overdoses relacionadas ao abuso de drogas tem matado mais pessoas que os acidentes de trânsito. O alarmante aumento de prescrições médicas de analgésicos e Tranqüilizantes e a obtenção de medicamentos de venda livre certamente continuarão causando overdoses e mortes. Estes medicamentos controlados ou de venda livre tem sido usados mais que as drogas ilícitas, exceto pela Cannabis (Maconha). A não ser que as pessoas comecem a entender como estes medicamentos são perigosos quando são usados abusivamente ou acidentalmente em excesso, O número de intoxicações por overdose e de mortes continuarão a crescer.

Apesar de no Brasil não haver uma estatística sobre este assunto, até onde sei, espero que estas informações sejam úteis para as pessoas na conscientização do uso racional dos medicamentos e na prevenção das intoxicações e overdoses medicamentosas.

Informações Acadêmicas e Pessoais

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil